Arquivos anuais: 2014

SAIBA MAIS | Zona Especial de Interesse Social

Na última reportagem da série Saiba Mais, falaremos da importância da criação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Esse instrumento de zoneamento possibilita a redução do valor de terrenos para que se tornem acessíveis a população de baixa renda.

Organizações e movimentos sociais: assinem manifesto contra o golpe na revisão do Plano Diretor de Curitiba

Em razão das recentes ações do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC), a Frente Mobiliza Curitiba convida organizações, entidades e movimentos sociais a assinarem o manifesto de repúdio à postura antidemocrática que o IPPUC adotou nos últimos dias. Assinaturas podem ser enviadas até o dia 02 de dezembro.

Manifesto contra o golpe na revisão do Plano Diretor de Curitiba

Com esta atitude antidemocrática, e até antiética, o IPPUC, através da Secretaria Executiva do CONCITIBA, propôs uma medida ainda mais absurda: encaminhou a mudança do nome do evento para “Plenária estendida do CONCITIBA”, abolindo a realização de Conferência mais ampliada, que era anunciada anteriormente.

Artigo | Decreto bolivariano ou brasileiro?

Em artigo publicado no jornal Gazeta do Povo, Luana Coelho, integrante da Frente Mobiliza Curitiba, fala sobre a repercussão do decreto presidencial que estabeleceria a consulta a conselhos populares para a implementação de políticas públicas. Apesar da Política Nacional de Participação Social não trazer grandes inovações no processo democrático, a advogada questiona a decisão dos parlamentares na derrubada do decreto.

Oficina “A cidade e o debate sobre o Plano Diretor”

No próximo dia 27 de novembro o projeto de extensão Cidade em Debate – território, conflitos e questão metropolitana realiza a Oficina “A cidade e o debate sobre o Plano Diretor”. Questões como o uso do solo, o desenvolvimento urbano e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) devem ser debatidas no âmbito da revisão do Plano Diretor de Curitiba.